SEO: Dicas Básicas e Necessárias

SEO: Dicas Básicas e Necessárias

Conhecer as técnicas de SEO – (Search Engine Optimization – Otimização para mecanismos de busca) é fundamental para alcançar uma ótima posição nos mecanismos de busca.
Em outras palavras, o SEO otimiza seu site ou blog para os mecanismos de busca.
O Plugin YOAST SEO é muito importante, mas para que ele funcione corretamente, é necessário que configure apropriadamente para que faça o melhor proveito dele.

Yoast SEO – Baixando o Plugin no WordPress

Baixe o plugin Yoast SEO, ele tem e versão paga e a gratuita. Se seu blog ou site é em WordPress, clique em plug-ins/adicionar novo, à direita coloque o cursor do mouse em pesquisar plug-ins e digite Yoast SEO, e quando abrir clique em “instalar agora” e “ativar.”

yoast seo - SEO: Dicas Básicas e Necessárias

SEO/Painel

Aba Painel

Configure conforme suas necessidades. Clique em SEO na barra lateral do seu WordPress. Irá abrir uma janela na aba “Painel” conforme mostrada abaixo.

print pág. SEO 300x169 - SEO: Dicas Básicas e Necessárias

 

 

 

 

 

 

 

O primeiro item do painel, ele mostra os problemas encontrados no seu blog ou site e a seguir as notificações.

Aba Geral

A seguir, clicando na aba “Geral”, mostrará sugestões como assistente de configuração, contador de links no texto, créditos (para conhecer melhor os criadores e colaboradores do YOAST SEO), restaurar as configurações padrões.

print seo geral 300x169 - SEO: Dicas Básicas e Necessárias

 

 

 

 

 

 

 

Se for conveniente fazer alguma alteração, após modificar, clique em salvar alterações.

Aba Recursos

A aba “recursos” dará as seguintes opções na figura abaixo:

print seo recursos 300x169 - SEO: Dicas Básicas e Necessárias

 

 

 

 

 

 

 

É importante que deixe todas as opções ativadas para que tenha todos os recursos oferecidos.

Aba Suas Informações

Na aba “suas informações” você deve informar o nome do site, empresa ou criador.

Aba Ferramentas para Webmasters

Passemos agora para a aba “ferramentas para webmaster”.

print seo ferramentas 300x169 - SEO: Dicas Básicas e Necessárias

 

 

 

 

 

 

 

Recomenda-se que se registre no Google Search Console para controle de indexação do seu conteúdo.

Aba Segurança

Na última aba, temos a “segurança”.

print seo segurança 300x169 - SEO: Dicas Básicas e Necessárias

 

 

 

 

 

 

 

Esta figura mostra se você permite que seus autores e editores podem modificar as configurações do SEO. Se sim, deixe em enabled, se não, mantenha em disabled.

SEO/Títulos e Metadados

Voltando na barra lateral do WordPress, clique em Títulos e Metadados.

print seo metadados geral 300x169 - SEO: Dicas Básicas e Necessárias

 

 

 

 

 

 

 

Aba Geral

Na aba “geral” e em “Forçar a reescrita dos títulos” deve deixar em enabled. Esta opção lhe permite controlar os títulos e descrições de cada página.

Logo abaixo temos o separador de títulos. Nesta opção encontrará vários separadores para os títulos da sua página. Acessando a barra de endereços do Google, verá exemplos de separadores como, uma barra, um traço e assim por diante. Para escolher o desejado, basta selecionar e clicar em “salvar alterações”.

Aba Página Inicial

Em página inicial, na segunda aba, você define como quer que apareça na barra do Google o modelo da descrição do seu site como mostrado na figura acima.

E logo abaixo, em “modelo de meta descrição”, informe a os serviços oferecidos pelo seu site e depois clique em salvar alterações.

Aba Tipos de Posts

Em “tipos de posts” aconselho deixar o sugerido pelo plugin.

Aba Taxonomias

Em “taxonomias”, “arquivos” e “outros” deixe também como sugerido.

SEO/Social

Social é o terceiro item do SEO na barra lateral do WordPress. Nele você coloca as URL’S das suas redes sociais caso possua.

SEO/Sitemaps XML

No quarto item da barra lateral “sitemaps XML”, deixe o recurso de sitemaps xml” ativo.

Com o Sitemap você informa ao Google através do mapa do seu site, as páginas e posts para que mantenha atualizados nos motores de busca.

No item “Entradas por páginas”, você deve informar a quantidade de entradas para ser exibidas na página do seu sitemap.

Aba Tipos de Posts

Abaixo, em Configurações do sitemap na aba “tipos de posts”, deixe como sugerido. Nunca esqueça de salvar alterações quando modificado algum item.

Neste item, você define o que vai ser indexado pelo Google ou não. Portanto, selecione os conteúdos importantes que deseja indexar.

Aba Posts Excluídos

A aba “posts excluídos” serve para excluir uma página ou um post, ou seja, páginas que não serão exibidas no sitemap.

Para fazer essa exclusão, é necessário que informe o ID no campo solicitado. Se quiser excluir mais de um item, separe o ID por vírgula.

Aba Taxonomias

Na última aba “taxonomia” fica a sua escolha. Você deve decidir quais taxonomias deverão ser indexadas pelo Google.

SEO/Avançado

No link “avançado” da barra lateral do WordPress, mostrará o “configurações de breadcrumbs”. Este item, aconselho deixar inativo, pois este guia está escrito para usuários avançados e desenvolvedores. Porém se quiser saber mais detalhes, clique no link logo abaixo dos botões de seleção.

print seo avançado 300x169 - SEO: Dicas Básicas e Necessárias

 

 

 

 

 

 

 

Aba Links Permanentes

Na segunda aba encontramos os “Links Permanentes”. Leia os textos abaixo de cada opção e faça a seleção conforme suas necessidades. 

Aba RSS

E na aba “RSS”, o plugin sugere a configuração. Se quiser mudar, salve as configurações. 

SEO/Ferramentas

Voltando novamente à barra lateral do seu WordPress, temos “Ferramentas”.

print seo link ferramentas 300x169 - SEO: Dicas Básicas e Necessárias

 

 

 

 

 

 

 

Esta figura mostra a opção de editar seus arquivos “robots.txt e htaccess” da maneira mais simples possível, caso ainda não tenha esse arquivo.

Para dois itens abaixo “Editor em massa” e “Importar e Exportar”, siga os textos explicativos e configure se achar necessário.

SEO/Console de Pesquisa

O link “Console de Pesquisa” da barra lateral, permite que o plugin colete suas informações do Google Search Console. Para isso,  insira o seu código de autorização do Google.

SEO/Premium

E o último link da barra lateral, refer-se ao Yoast Premium. Se desejar, pode adquiri-lo clicando no botão abaixo.

Otimização de Conteúdos

Com o Yoast SEO já configurado, abra um post e siga as dicas a seguir.

Aba Legibilidade

Com seu post aberto, role todo o texto até o campo Yoast SEO. Bem a esquerda, você vai encontrar o símbolo de um semáforo, sinal ou farol, clique nele e depois em Legibilidade, confira o idioma se está em português, se não tiver, faça a correção.

Siga a informações solicitadas obedecendo o máximo de palavras por subtítulo no primeiro item. Se tiver dentro do limite, ele mostrará a mensagem “A quantidade de palavras abaixo de cada subtítulo não excede o máximo recomendado de 300 palavras, isso é ótimo.”

Faça o mesmo, seguindo as dicas do segundo item. Estando tudo corrigido, ele mostrará a seguinte mensagem “Nenhum dos seus parágrafos são muito longos, isso é ótimo.”

Seguindo o mesmo processo no terceiro item, após corrigido ele mostrará a mensagem “22.8% das frases conter a mais de 20 palavras , o que é inferior ou igual ao máximo recomendado de 25%.”

Você pode perceber que nos três itens, à medida que vai corrigindo, o circulo à esquerda de cada item e também a esquerda da aba Legibilidade, muda de cor até a verde, o que quer dizer que está tudo ok.

Aba Palavra-chave

Com a Legibilidade corrigida, vamos para a aba palavra-chave que se encontra à direita de Legibilidade.

O campo que aparece logo a seguir como prévia da amostra, mostra como vai aparecer nas pesquisas do Google, ou seja, quando alguém fizer uma pesquisa no Google, vai aparecer assim para ele.

Estas informações, ele pega diretamente do seu post. Se quiser modificar, basta clicar em no botão “editar amostra”.

Logo abaixo, temos o campo para inserir suas palavras-chave. Insira as palavras-chave. Ignore o próximo campo e siga até o campo análise. Nesse campo, o Yoast mostrará todos os itens a serem corrigidos como:

“Nenhuma palavra-chave em foco foi definida para essa página. Se você não definir a palavra-chave em foco, não será possível calcular a pontuação.”

“Nenhuma meta-descrição foi definida. Os mecanismos de busca mostrarão trechos da página em seu lugar.”

“Nenhuma imagem aparece nesta página, considere acrescentar algumas como apropriado.”

“O texto contém 8 palavras. Isso está muito abaixo do minimo recomendado de 300 palavras. Adicione mais conteúdo que seja relevante para o tópico.” Entre outras correções que deverão ser feitas.”

Perceba também, que assim como a Legibilidade, os pontos também mudam a cor conforme os acertos dos itens até indicar a cor verde.

Sociais

Após corrigir as solicitações das duas abas “Legibilidade e Palavra-chave”, volte à esquerda novamente e clique na figura “menor que” com pontos nas extremidades como um “V” de lado que significa redes sociais.

Uma vez clicada, aparecerá logo a direita, os ícones do facebook e do Twitter.

Clique em cada um deles e se achar necessário, preencha.

Avançado

Mais abaixo dessa figura encontra-se uma engrenagem indicando configurações avançadas. É recomendado deixar como está.

Revisões

E mais abaixo verá o campo de revisões. Cada vez que fizer alguma alteração no post, o wordpress salvará automaticamente. Recomendo que baixe os plug-ins Simple Revision Control (Controle de Revisão Simples – que é um plugin para WordPress que dá ao usuário controle simples sobre a funcionalidade de Revisão) e Delete Post Revision In WordPress (Você deve saber o fato de que, no WordPress, cada vez que você atualizar sua postagem, você verá revisões de postagens anteriores armazenadas lá). Quantas vezes você revisa sua postagem, suas revisões de todas as suas postagens sempre estão armazenadas lá.

Então, para tornar seu banco de dados de tamanho pequeno e menos volumoso, é aconselhável usar esse plugin para excluir todas as revisões de postagens anteriores e tornar seu banco de dados limpo para sempre.

As configurações abaixo, ficam a seu critério.

Conclusão

Com esse excelente plugin, você consegue otimizar seu site ou blog para os motores de busca, mas, é claro, que para conseguir uma ótima posição, soma-se a ele vários outros fatores, como sites e redes sociais apontando para o seu site e manter a criação de conteúdos relevantes com bastante frequência.

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar
  Subscribe  
Notificar a