Termos de Marketing Digital

Termos de Marketing Digital

Termos de Marketing Digital, é um artigo que descrevo abaixo o resumo de alguns itens, de uma maneira fácil de entender. Termos de Marketing Digital “estranhos” são usados frequentemente, e que, para muitos, são totalmente desconhecidos. Por esse motivo, fiz uma lista dos utilizados com mais frequência.

Termos de Marketing Digital

Estes termos de marketing digital parecem estranhos, dados as estratégias utilizadas em marketing que são muito ricas em assuntos dinâmicos.

Marketing Digital

O marketing cria uma relação estreita com seu público oferecendo soluções para suas necessidades. E o termo “digital” compreende-se que essas soluções, são online.

Com a criação da internet e posteriormente com as redes sociais, crescem assustadoramente o número de internautas que acessam a web diariamente. E muitos, permanecem conectados quase que 24 horas por dia. E com essa maciça presença diária conectada, surgiu a idéia do comércio online. Porém, muitos que ingressam no ramo digital, encontram dificuldades em interpretar os  termos de marketing digital.

CTA (call-to-action)

CTA (call-to-action) a tradução é “Chamada Para Ação”. Esta chamada para ação, nada mais é, do que um convite para os visitantes do seu conteúdo. Quer seja no Blog, redes sociais e outros meios para que cheguem a uma oferta.

O CTA deve ter um convite irresistível, para que seus visitantes tenham a curiosidade em clicar, e sua localização deve ficar sempre no fim de cada conteúdo.

Lead

Trata-se de um potencial cliente. É todo cliente que acessa seu site ou blog, fornece o e-mail e/ou nome em troca de informações dos produtos ou serviços, que são de seu interesse.

Marketing de Conteúdo

É todo conteúdo relevante que informa aos seus visitantes sobre os serviços e produtos, auxiliando este, a efetuar compras e gerando confiabilidade ao seu site e lhe dando autoridade.

Inbound Marketing (marketing de entrada)

Inbound Marketing ou Marketing de Atração surgiu em 2009 sendo os Estados Unidos seu país de origem. Na verdade, trata-se de um conjunto de estratégias com a intenção de conquistar clientes através de blogs, vídeos, e-books. Gera conversões (vendas) usando o Marketing de Conteúdo como uma das estratégias.

Nesse método de marketing, o cliente vem até você através de pesquisas relacionadas a seus conteúdos.

Num exemplo mais claro, seria uma pessoal saindo de casa para fazer compras.

Outbound Marketing (Marketing de saída)

Este, ao contrário do Inbound, vai até o cliente. Podemos ver alguns exemplos deste método na TV, que trabalha com intervalos comerciais, ou seja, interrompe uma programação para propagandas. Usa-se também nas revistas com anúncios tipo banner, etc…

Neste exemplo, seria um vendedor ambulante indo até a sua casa para vender algum produto. Este método, segundo alguns profissionais, está caindo em desuso.

Conversões

Como todos sabem, conversão vem do verbo converter. E a conversão em Marketing digital significa, principalmente, vender. Com estas conversões ou vendas, nós temos a possibilidade de medir os resultados das estratégias que criamos para cada campanha.

Esta conversão passa a acontecer, quando visitantes dos seus conteúdos informam seus nomes e e-mail, para receber informações ou ofertas como um e-book por exemplo. Daí, confirmamos uma conversão.

Link Building

Link Building é uma ponte ou porta. São links para outros artigos relacionados ao que estamos lendo, aumentando o tempo de navegação que seu visitante fica no seu blog ou site lhe permitindo autoridade. E isso é muito bom para os mecanismos de busca.

Persona

Persona, numa explicação mais resumida, é um cliente mais experiente. E é também conhecido como ciente ideal para seu produto ou serviço, que nos guiamos para direcionar a comunicação visando vendas com maior facilidade.

Funil de Vendas

Funil de vendas é uma das muitas estratégias de marketing. Esta estratégia é representada por um gráfico, que mostra ao seu futuro cliente, o caminho a percorrer até que concretize a compra de seu serviço ou produto.

Um funil de vendas é um conjunto de gatilhos que se divide em três etapas: topo, meio e fundo, com conteúdos distintos.

O topo se divide em duas fases:

1.    VISITANTE – Aprendizado e descoberta

2.    LEAD – Reconhecimento do problema

O meio em OPORTUNIDADE – Consideração da solução

O fundo em CLIENTE – Decisão da compra

ROI (Return On Investment = Retorno Sobre o Investimento)

Com o ROI você calcula se há lucro ou prejuízo do dinheiro investido em marketing. Esse cálculo é muito importante para saber se as campanhas criadas estão tendo resultados favoráveis, evitando assim, que se desperdice tempo e dinheiro com estratégias que não funcionam.

Avatar

Segundo o dicionário, AVATAR é um ser mutante, que tem o poder de se transformar em humanos ou animais.

Ele é muito usado em marketing por representarem a imagem dos visitantes dos seus conteúdos.

Esta imagem personalizando um usuário em marketing digital, foi criada nos anos 80 em um jogo de computador.

Nicho

Quando pesquisamos nicho na internet, encontramos várias explicações, mas de maneira muito técnica, tornando assim difícil sua compreensão para quem está iniciando em empreendedorismo digital. Por isso, vou mostrar uma maneira bem simples e fácil de entender.

Suponhamos que seja um camelô ambulante e várias pessoas te perguntam se sabe onde vende camisa branca de seda. E você e pouquíssimos outros camelôs tem essa camisa para vender. Então em qual produto deve investir mais? Claro, camisas brancas de seda. Esse é o nicho perfeito.

Um bom nicho é aquele produto ou serviço em que, a procura é muito grande e com pouquíssimas ou nenhuma oferta.

Achando o nicho perfeito, facilita a criação de conteúdos relevantes focados nas necessidades e desejos deste público.

Mobile

Mobile é o termo usado em marketing para os dispositivos móveis, como celular, notbook, tablete, etc…

Esta é uma modalidade de marketing que tem apresentado excelentes resultados. Surgindo na década passada, o mobile marketing foi consolidada como uma plataforma importantíssima explorada no marketing comercial.

As grandes empresas aproveitam esta interação com as pessoas através de celulares, tablets, etc… para promover seus produtos e serviços.

Responsivo

Falamos que um site ou blog é responsivo, quando abre e se adequa perfeitamente na tela pequena dos aparelhos móveis.

Isca Digital

Há algumas décadas atrás, usavam-se alguns recursos para atrair clientes para seus negócios, como banner, pop-up entre outros meios para divulgar e conquistar esses clientes. Com o tempo esses tipos de atrações ficaram ultrapassados. Contudo, com a evolução do mercado digital, surgiu então como estratégia o infoproduto como um e-book por exemplo. Este infoproduto é uma isca digital muito eficaz como solução para multiplicar sua captação de leads.

A intenção de uma isca digital, consiste em oferecer uma oferta com conteúdos de valor interessante, aguçando a curiosidade e o interesse de seus visitantes. Com esse interesse,  seus visitantes deixam seus e-mail em troca desses produtos ou serviços.

E-book

Livros são produtos físicos, palpáveis e E-book é um livro eletrônico, ou seja, é um livro online o qual não o tocamos. Existem algumas vantagens nestes livros eletrônicos como, não ocupa espaço físico e podemos leva-los a qualquer lugar, desde que tenhamos um pc, notbook, tablete ou celular.

Tráfego Orgânico

Tem pessoas que ainda não sabem, que tráfego orgânico é o mesmo que tráfego gratuito. Os buscadores analisam os conteúdos relevantes, credibilidade do site e autoridade. E através de pesquisas e colocam o site ou blog numa posição confortável, sem que você invista nada.

Um visitante ao chegar no seu site através das pesquisas realizadas no Google, ou através de redes sociais quando compartilhadas por um amigo, ou ainda alguém que gostou muito do conteúdo, eles passam a gerar tráfego orgânico para seu site.

Porém, para que consiga ótima posição, é necessário que tenha muito trabalho e dedicação, criando conteúdos relevantes em blogs, Youtube e redes sociais, e usar as técnicas de otimização oferecidas pelo SEO.

Tráfego Pago

Nenhum site ou blog consegue sobreviver sem tráfego. O tráfego pago ou link patrocinado é exibido no resultado de busca do Google e em seus sites parceiros.

Nos links patrocinados, o Google exibe um box informando que, com base em suas pesquisas, ele acha que está a procura de algum produto, e que, clicando neste box, terá resultados de fornecedores que talvez possam atender o seu pedido.

Esses resultados são baseados nos termos de pesquisas recentes do usuário e de visitas a outros sites.

Landing Page

Landing Page, página de captura ou página de destino, são as formas chamadas para páginas capturas de informações como e-mail, nomes, etc… de visitantes de seu site em troca de ofertas como por exemplo, um e-book.

O desing de uma landing page é fundamental para geração de leads e futuros clientes. A função principal destas páginas é provocar a curiosidade e convencer seus clientes a se comunicar com seu site fornecendo as informações solicitadas no formulário e concluindo através de uma CTA (Call-To-Action = chamada para ação).

E-mail Marketing

E-mail Marketing é uma plataforma que tem a função de guardar os e-mails capturados pela Landing Page e envios de campanhas de marketing digital, mantendo um estreito relacionamento com seus clientes aumentando suas chances de conversões.

Há alguns anos atrás se vendia pacotes de e-mails para divulgar seus produtos ou serviços, o que era um tiro no escuro, pois não eram e-mails sadios como chamamos em Marketing Digital. Ao contrário desses pacotes de e-mails comprados, o E-mail Marketing só armazena em sua lista, e-mails totalmente sadios capturados pela Landing Page.

E-mails sadios são aqueles em que os visitantes interessados em seus produtos ou serviços, autorizam a captura de suas informações, geralmente em troca de uma oferta.

SEO

Com toda certeza, muitos já ouviram falar de SEO, mas poucos sabem para que serve.

SEO (Seach Engine Optimization = Otimização para os Motores de Busca), é um conjunto de estratégias e técnicas são aplicadas no seu site, para que tenha uma ótima posição no tráfego orgânico dos mecanismos de busca do Google, Bing ou Yahoo.

Em outras palavras, aplicadas estas técnicas que o SEO oferece, seu site ou blog estão aptos a conseguir um resultado confortável nestes mecanismos. E quanto melhor essa posição nos resultados de busca, melhor suas chances de conversões.

Links Patrocinados

Os links patrocinados são os que são exibidos no topo dos resultados de busca, como o exemplo abaixo:

print links patrocinados 300x169 - Termos de Marketing Digital

 

 

 

 

 

 

 

Perceba que a esquerda logo abaixo do título do artigo, ele é identificado com anuncio.

Eles têm suas divisões da seguinte forma:

  • Custo Por Ação (CPA) – paga quando o visitante realiza uma ação no seu site;
  • Custo Por Clique (CPC) – cada vez que o link é clicado, o anunciante paga;
  • Custo Por Mil Impressões (CPM) – sempre que o número de impressões chegarem a mil, o anunciante paga;
  • Custo Por Visualizações (CPV) – é pago um valor para cada visitante que ver o anúncio.

Métricas

Métricas de marketing servem para avaliar e calcular os resultados das estratégias aplicadas em marketing.

Com as métricas de marketing analisamos de onde vêm as visitas, as vendas e as informações cedidas pelos usuários. Com essas avaliações em mãos, podemos melhorar o desempenho das campanhas, saber o que funciona melhor ou não funciona, tendo como criar novas estratégias para obter resultados positivos.

Marketing Viral

Marketing viral é como uma propaganda televisiva bem elaborada que cai de boca em boca. Trata-se de uma técnica de marketing digital onde mérito está na forma que é feita a campanha explorando as redes sociais fazendo sucesso imediato e se espalha como vírus através de compartilhamentos.

Claro que nem toda campanha cai na boca do povo, mas sempre vale muito a pena apostar nesta técnica de marketing.

Esse termo chamado publicidade viral, visa o compartilhamento de conteúdos divertidos nas redes sociais, geralmente patrocinadas por alguma marca com intuito de promover o conhecimento de um determinado produto ou serviço.

Algoritmo

Algoritmos são sequências de comandos lógicos, finitos e definidos de instruções para o computador solucionar problemas e executar tarefas.

As formas para se escrever um algoritmo são:

Descrição narrativa, fluxograma, pseudocódigo e diagrama de Chapin.

Newsletter

Newsletter inglês significa Boletim Informativo. É um boletim periódico que trata de um determinado assunto sobre produtos ou serviços. Esse boletim normalmente é enviado via e-mail para o visitante que se cadastra em algum site.

E por ser enviados via e-mail, faz muitos confundirem com e-mail marketing. O e-mail marketing é mais focado em vendas, enquanto a newsletter é mais na produção de conteúdos que forneça informações do site aos clientes.

O objetivo deste modelo de marketing é aumentar a geração de Leads com conteúdos periódicos relevantes que ofereçam interesse aos visitantes do site.

API

O acrônimo (siglas) API (Apllication Programming Interface) que em português significa, Interface de programação de aplicativos. O API é como um tradutor de linguagens distintas, para que 2 aplicativos se entendam. Consiste em uma série de códigos com instruções e rotinas de programação, permitindo a interação entre funções ou sistemas de outros softwares de diferentes bancos de dados.

Mas para que aconteçam esses diálogos entre softwares, ou seja, para que entendam as instruções e interpretem os dados e interajam entre si, os desenvolvedores desses aplicativos devem fornecer a chave API.

Remarketing

Você como usuário da internet, já deve ter efetuado uma compra ou preenchido um cadastro online. E tempos após, passou a receber via e-mail, anúncios de produtos similares. Quando esse anúncio passa a te acompanhar, Isto é remarketing. Costumo chamar de míssil digital.

Remarketing é uma técnica utilizada em marketing, que possibilita a exibição de anúncios ou conteúdos para os visitantes que já navegaram pelo seu site. A intenção desta ferramenta é fazer com que ele volte e efetue uma compra, preencha cadastros ou baixe alguma oferta gratuita.

Estes mísseis digitais, o remarketing, foi criado para perseguir usuários através de blogs, redes sociais, sites ou jornais online.

É uma excelente estratégia para recuperação de vendas, na tentativa de trazer de volta os clientes com interesse em seus conteúdos de produtos ou serviços que sumiram do seu site, blog ou empresa.

Conclusão

Estes são alguns dos  termos de marketing digital, que parecem estranhos a primeira vista. Mas, com certeza, depois do resumo desta lista, você já pode falar a mesma língua. A medida que for desenvolvendo seu projeto, esses  termos de marketing digital, ficarão totalmente conhecidos aprimorando cada vez mais o seu vocabulário.

 

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar
  Subscribe  
Notificar a