Como Criar Um E-book - Passo a Passo

Como Criar Um E-book – Passo a Passo

Para saber como criar um e-book, você precisa ter uma mente criativa, habilidade em escrita e técnicas para montá-lo. Certo? Errado. Parece difícil entender, não? Claro que se você tiver tudo isso, é ótimo, mas também pode criar sem “nenhum conhecimento”.

E por que sem nenhum conhecimento de como criar um e-book?

Então vamos às explicações desse pequeno texto complicado.

Não é novidade para ninguém que atualmente se encontra tudo ou quase tudo na internet, então aqui está tudo que você necessita para essa criação, mesmo não tendo essas qualidades.

E-book é um livro digital que segue o mesmo conceito de um livro impresso, e a única diferença entre ambos, é que, o impresso é um livro físico, ou seja, podemos tocá-lo, o digital é eletrônico.

Seu nome é de origem inglesa  “eletronic book”, cujo significado é “livro eletrônico”.

Estes livros estão ganhando uma dimensão enorme no mercado por serem bem mais práticas as suas leituras, sendo possível através de notebooks, computadores, tablets e celulares.

Seguindo as técnicas abaixo, vamos aprender como criar um E-book.

Nicho de mercado (Assunto)

Para aprender como criar um e-book, a primeira coisa é escolher o assunto que abordará seu e-book, e para isso, pesquise no google sobre palavras-chave.

Para um pequeno negócio, atuar em nicho é a melhor forma de se iniciar uma operação online com baixo investimento. É bem mais fácil ser notado e entregar valor em um nicho, do que já começar tentando movimentar e lidar com tudo que há no universo do mercado de massa.

Um nicho de mercado na internet é o termo de marketing usado para se referir a um grupo de pessoas que buscam soluções para os mesmos problemas online e não conseguem achar resultados relevantes, deixando de lado as barreiras geográficas.

Um vendedor de mouses ergonômicos para designers canhotos que produz seu equipamento na Holanda, por exemplo, pode oferecer informações e produtos relevantes para qualquer pessoa no mundo que esteja procurando por isso.

Fonte do texto: SEBRAE de 19/02/2016

Para saber como criar um e-book, pesquisar o nicho é seu ponto de partida. É aconselhável, se possível, que se envolva em um nicho que tenha domínio, que goste e tenha prazer em compartilhar esse conhecimento com as pessoas que procuram sobre este ou aquele assunto. 

Ferramentas para pesquisas

Google Trends: Com esta ferramenta, você encontra vários termos pesquisados usando palavras-chave do seu nicho.

Pesquisas relacionadas do Google: Você encontra a pesquisa relacionada do Google, rolando a página de pesquisa até embaixo.

Google Keyword Planner: Esta ferramenta também é gratuita, é só abrir uma conta (login e senha) para acessar, e com ela você observa o volume de pesquisas sobre o nicho que pretende escolher para seu projeto e E-book.

Perguntas e respostas do Yahoo: Use o mesmo critério para todas as ferramentas, utilizando as palavras-chave para obter os resultados esperados. Estas palavras são as responsáveis para que os motores de busca encontrem seu Site.

Para facilitar e agilizar a busca do seu nicho, vou expor aqui 8 nichos que considero, em sua ordem, os mais rentáveis.

  • Marketing;
  • Emagrecimento;
  • Musculação;
  • Saúde & Fitness;
  • Dinheiro & Finanças;
  • Beleza;
  • Relacionamento;
  • Culinária.

Estes, como eu disse, considero os primeiros da lista. Uma vez tendo decidido seu nicho, está na hora de organizar as idéias para saber como criar um e-book.

Então vamos lá!

Passando suas idéias para o papel

A primeira coisa a fazer é transformar suas idéias em textos. Se não tem costume ou habilidade para criar textos, não tem problema, você pode usar duas formas, uma delas é que, existem alguns programas como o Workana que oferecem freelancers que criam conteúdos de acordo com o assunto solicitado, e a segunda é usar textos de outros sites ou blogs relacionados ao seu nicho e alterá-los usando suas palavras. Use parágrafos pequenos e objetivos o tornando uma leitura dinâmica e agradável.

ATENÇÃO:

Sempre que usar o texto de algum autor, faça a devida referência.

Ilustre sempre seu E-book com fotos relacionadas ao parágrafo, pois as imagens vão deixar seu E-book mais interessante.

No Google Imagem como mostra abaixo, você encontra todo tipo de imagem para enriquecer seus produtos.

Procure deixar bem claro o que o seu E-book propõe ao leitor e sempre cumpra o que está prometendo.

Outra recomendação importante é colocar no final da página, material como banner ou imagens com o link do produto que está promovendo, quer seja como produtor ou como afiliado.

Estruturando seu e-book

  1. CAPA – a capa é o cartão de visitas do seu E-book, por isso, capriche nela;
  2. APRESENTAÇÃO – nesta página faça uma apresentação curta;
  3. SUMÁRIO – Faça o sumário como mostrado no conteúdo;
  4. INTRODUÇÃO – trata-se de um resumo do conteúdo do E-book;
  5. CORPO – contém toda a informação com seus títulos e subtítulos;
  6. CONCLUSÃO – desfecho do assunto principal;
  7. SOBRE – fale um pouco mais sobre você, sua história e deixe alguns contatos seus.

Títulos

Para configurar o título, coloque o cursor no início do título, depois clique em título 2 na barra acima com o botão direito do mouse/modificar e escolha o tipo de fonte, tamanho, posição do texto; negrito, sublinhado ou itálico, cor da fonte e depois clique em formatar/fonte e configure o espaçamento/ok. Clique no título e a seguir em titulo 2 novamente, faça também nos subtítulos.

Procure usar um título por página para que quando fizer o índice, ele reconheça um por página.

Preparando o sumário

Com tudo pronto, vamos organizar o índice. Posicione o mouse logo abaixo da página Apresentação, escreva índice e na próxima linha clique na aba referência/sumário. Pronto, seu sumário está resolvido.

Configuração do texto 

Aperte a combinação de Ctrl + T para selecionar todo o texto e configure tipo da fonte, cor, tamanho, espaçamentos, etc…

É recomendado que use no seu texto paletas de cores claras, tamanho e tipo adequado da fonte, costumo usar tamanho 16 e 24 – e tipo Tahoma, mas você pode usar a que achar melhor, contanto que lembre que é seu cliente que vai ler. Tente tornar um texto agradável.

A aceitação do seu público vai também depender muito da formatação e design do seu E-book. Para saber a maneira correta de como criar um e-book, siga alguns critérios para elaborar com um bom aspecto:

Tipo da fonte – teste alguns tipos e analise se você gostaria de ler o texto;

Tamanho da fonte – busque por um tamanho que seja agradável e de fácil leitura;

Cor da fonte – use de preferência uma cor clara;

Marcadores – são ótimos para marcar listas ou assuntos abordados sobre o assunto comentado, como estes aqui usados;

Títulos – procure sempre deixa-los em destaque com cores diferentes do texto e tamanhos maiores;

Imagens – são boas para descanso visual, dando ao mesmo tempo um ótimo aspecto na página;

Parágrafos – Use blocos de parágrafos curtos para que não fique uma leitura cansativa. O leitor não gosta de texto muito extenso.

Uma boa apresentação vai elevar a credibilidade do seu E-book.

Para que seu E-book tenha credibilidade e uma boa aceitação pelo seu público, é fundamental que esteja bem elaborada.

Usando hiperlinks

Você pode usar hiperlinks no título, subtítulos, em algumas palavras, fotos, em botões ou no texto todo. Usando no rodapé ou cabeçalho, serão inseridos automaticamente em todas as páginas.

Para usar hiperlink no rodapé ou cabeçalho, dê dois cliques em um dos dois e coloque o link da página que deseja acessar na barra de endereço. Esta página a ser acessada, deve ser da sua Landing Page (página de captura de e-mail’s). Para usar hiperlinks nos botões, palavras e os demais, selecione o item e faça o mesmo procedimento.

Para a página toda, dê dois cliques em cabeçalho, depois em Inserir e no ícone Formas, selecione o retângulo, posicione o cursor (+) no canto superior esquerdo e arraste, depois clique em cima do retângulo com o botão direto/formatar forma e coloque a transparência em mais ou menos 90. Após isso, mude a cor que achar melhor e proceda da mesma forma para colocar o hiperlink.

Recomendo que use encurtador de links (URL) para ficar mais atraente. Normalmente os links fornecidos pelas plataformas de produtos digitais, são grandes demais e com números no final. As pessoas não gostam muito de clicar por pensarem tratar-se de vírus.

Pesquise na internet e encontre um que satisfaça suas necessidades. Existem vários como: Zip Encurtador, Migre-me, Bitly entre outros.

Mas sinceramente o que aconselho para você, é o Pretty Link. O Pretty Link é uma das melhores ferramentas que uso em todos os meus negócios on-line. Por isso, sempre recomendo para o meu público que busca qualidade em seus projetos. Acessando por este link, você vai direto para a página sem precisar ficar procurando na internet.

Como criar a capa 

Acesse myecovermarker por esse link e faça seu cadastro (gratuito) clicando em Sign Up Now (Inscreva-se agora). Neste site você encontra alguns templates (modelos) gratuitos básicos e os profissionais (pagos). Você pode fazer uso dos gratuitos, mas por serem gratuitos, existem só alguns modelos bem básicos. Esse é o que eu uso para os meus E-books.

Concluído toda a estrutura com o texto, fotos, capa e links, faça uma revisão e faça as devidas correções se houver.

Salvando em PDF

Com tudo pronto e revisado, é hora de salvar seu texto em PDF. Existem dois tipos de formatos para salvar seu E-book, o ePub e PDF. Como normalmente os E-books contêm algumas imagens, o mais indicado é o PDF.

Faça a última revisão geral, clique em Arquivo/Salvar Como/ PDF. Pronto seu E-book está criado.

Se gostou das dicas, compartilhe com seus amigos usando os links abaixo:

 Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Google+
Compartilhe no LinkedIn

Conclusão

Como pode ver, criar um e-book não é tão difícil, mesmo porque, como eu disse antes, existem Cursos para iniciantes e E-book’s gratuitos que oferecem ajuda para quem deseja ingressar neste tipo de negócio.

Ao contrário que se pensa, começar com Marketing Digital não precisa, necessariamente, ter todo o conhecimento, com o pouco que você tem, já é o suficiente.

Se quiser mais artigos sobre como criar um e-book, Clique Aqui.

Voltar para a página principal…

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar
  Subscribe  
Notificar a